POTENCIAL DE MERCADO DO CONCRETO ENSACADO NO BRASIL

Antes de entrarmos no assunto, que se propõe o titulo, seria imprescindível a leitura das especificações, características e vantagens do CONCRETO ENSACADO, MARCA CONCRETON, clicando aqui para se ter ciência de tão revolucionário é o produto na construção civil, como bem comentado pela ancora do PROGRAMA PEQUENAS EMPRESAS E GRANDES NEGOCIOS ( clique aqui para assistir ), para o perfeito entendimento do potencial mercado consumidor do produto. Também expomos algumas informações do CONCRETO ENSACADO no final dessa matéria.

Devido a complexidade do tema e não se ter dados mais específicos sobre o mercado em questão e como o cimento faz parte, também, da composição de concretos, pois quem compra cimento de maneira geral fará concreto ou argamassa, optamos por nos basear, em nosso estudo, no consumo de cimento portland no pais sendo uma referencia razoável no potencial de utilização de CONCRETOS ENSACADOS e para isso fizemos, a grosso modo, uma simplificação de análise ( ordem de grandeza ) dessas informações disponíveis nos estudos contendo as construtoras, empreiteiras, órgãos públicos, estatais, prefeituras bem como sua comercialização referente setor de revendedores.

Desta forma, utilizamos os dados do SNIC, Sindicato Nacional da Industria do Cimento, consumo aparente em 2022, no Brasil, em termos de milhões de toneladas de cimento, mas fizemos algumas adaptações nesses dados afim de se encaixarem no estudo pretendido fazendo um cálculo proporcional com a finalidade de dissolver os setores ajustes e importação nos itens 1,2 e 3 conforme abaixo :

CANAL DE DISTRIBUIÇÃO E DE CONSUMO (milhões de toneladas de cimento portland )

1 – REVENDEDORES : 34,9678

2 - CONSUMIDORES INDUSTRIAIS

(CONCRETEIRAS, FIBROCIMENTO, PRÉ- MOLDADOS, ARTEFATOS, ARGAMASSAS ) : 21,3980

3 - CONSUMIDORES FINAIS

( CONSTRUTORAS, EMPREITEIRA,ÓRGÃOS PÚBLICOS, ESTATAIS, PREFEITURAS ) : 6,4022

TOTAL : 62,768

Dentre os vários tipos de CONCRETOS ENSACADOS utilizaremos nesse estudo o de resistência de 30 MPa, sem aditivos, que atende da melhor maneira possível os canais acima (vide o produto, usado na análise, clicando aqui ou no final desse artigo).

Sabe-se que do cimento comprado em Revendedores ( item1 ) bem como utilizados em Consumidores finais ( item 3 ) pode-se fazer concreto ( cimento, areia e pedra ) ou argamassas ( cimento e areia ou cimento, areia e cal ). Nesta parte, vamos analisar o cimento destinado somente para fazer concreto.

Assim, vamos somar os itens 1 e 3 e dividir o resultado por 2 ( lembramos que o intuito é a obtenção de uma ordem de grandeza de consumos e não seu cálculo exato de resultados ). Com relação ao item 2 – Consumidores Industriais não se levará em conta no cálculo por já ter o cimento direcionado para produtos específicos de linha industrial e portanto o CONCRETO ENSACADO não se encaixa nesse canal.

Somando as parcelas e dividindo por 2 teremos :

( 34,9678 + 6,4022 ) / 2 = 20,6850 milhões de toneladas de cimento portland.

São 20,6850 milhões de toneladas de cimento portland por ano.

Entretanto, consideremos que o CONCRETO ENSACADO atinja, no mínimo, 2 % do mercado :

0,02 x 20,6850 milhões de toneladas de cimento = 0,4137 milhões de toneladas de cimento e passando toneladas para quilogramas tem-se :

0,4137 milhões de toneladas de cimento= 413.700.000 kg de cimento.

Cada CONCRETO ENSACADO, peso de 28,5 kg, possui aproximadamente 5,9 kg de cimento Portland e para determinar o número de sacos envolvidos no fornecimento dividiremos o valor acima por 5,9 kg, ficando da seguinte forma :

= 413.700.000 kg / 5,9 kg = 70.118.644,07 sacos por ano.

Mensalmente se teria 70.118.644,07 sacos / 12 meses = 5.843.220,34 sacos por mês.

Por dia teria uma demanda de sacos : 5.843.220,34 sacos / 30 dias = 194.774,01 sacos por dia.

CONCLUSÃO: Pelo estudo chegamos a uma ordem de grandeza de 194.800 sacos, de 28,5 kg, de CONCRETO ENSACADO ( vide especificações e vantagens clicando aqui ou no final do artigo ) por dia, baseando-se para tal análise, o consumo de cimento destinado para a mesma aplicação de confecção de concreto.

ANEXO

ESPECIFICAÇÕES E VANTAGENS DO PRODUTO UTILIZADO NO ESTUDO DE MERCADO

CONCRETON SEM ADITIVO

O concreto ensacado " CONCRETON SEM ADITIVO " é composto de cimento, areia grossa, pedra 1 e pedrisco ( pré-misturados à secos ) e embalados em sacos plásticos, valvulados.

Aplicações : Concreto estrutural ( para execução de lajes, vigas, pilares, fundações, pisos, etc ).

Resistência : Apresenta as seguintes resistências à compressão axial ( NBR 5739 ), em corpos de prova cilindricos, conforme abaixo :

Resistências de 30 MPA aos 28 dias de idade.

Consumo : Cada saco pesa 28,50 kg correspondendo a 14,2 litros de concreto pronto, ou seja, são necessarios 70 ( setenta ) sacos para 1 metro cúbico de concreto.

Armazenagem : Período de no minimo 2 ( Dois ) anos, conservando as mesmas características iniciais, desde que tome-se os mesmos cuidados feitos para a armazenagem do cimento. Possuímos testes de laboratórios comprovando a armazenagem de dois anos.

Umidade do produto ensacado : Máximo de 0,4 % ( umidade determinada após 48 horas em estufa a 105 º C ).

Modo de Preparo : Para confeccionar o concreto procede-se da seguinte maneira : coloque o saco na posição vertical ( em “ pé “) e em seguida introduza a quantidade de água, informada nas instruções, dentro da própria embalagem através de sua válvula. Após isso, vire e revire, ou seja, dar tombamentos seguidos na embalagem até se observar umedecimento uniforme, ou seja, a mistura da água de amassamento com o concreto pré-misturado a seco se faz dentro do saco, sendo que em no máximo 1 minuto obtem-se concreto pronto para uso. Em seguida rasgue o saco pela válvula e aplique.

Vantagens :

- Disponibilidade de concreto a qualquer momento.

- Perfeito controle de estoque e de uso .

- Diminuição substancial de mão de obra, e ainda como consequência, menor área de alojamento.

- Não há mais depósito de areia.

- Não há mais depósito de pedra.

- Não há mais depósito de cimento.

- O concreto desde que coberto com lona plástica pode ser armazenado no próprio local de utilização.

- Material com absoluta uniformidade de resistência.

- Relação água-cimento perfeitamente determinada.

- Pequeno espaço de estocagem – cerca de um terço do necessário para o betonado.

- Trabalho perfeitamente limpo.

- Dispensa total de betoneiras, instalações elétricas, enxadas, pás e etc.

- Eliminação total de perdas em transporte e utilização.

- Permite perfeita racionalização dos trabalhos.

São Paulo, 17 de Janeiro de 2024

Eng. Cleber C.